“Tempo de brincar, tempo de aprender...” |
Uma proposta educativa planejada para a infância, que visa a:
Descobrir o mundo...
Para entender a diversidade cultural, social, histórica e geográfica.
Construir os alicerces do conhecimento...
Para desenvolver as relações lógico-matemáticas e entender as ciências.
Colocar a comunicação em foco...
Para desenvolver a oralidade, entender e utilizar bem a linguagem.
Desenvolver as relações sociais...
Para entender as regras e as próprias relações sociais.
Dar ênfase às experiências...
Para conhecer a si mesmo e a sua relação com o meio em que vive.
1. A CHEGADA À EDUCAÇÃO INFANTIL: ADAPTAÇÃO |
A chegada a uma nova escola é vivenciada de diversas maneiras por alunos e famílias. Assim, a adaptação é também um processo único e individual, pois depende em grande parte da forma como se lida com a novidade e o diferente, a separação de pais e filhos e as experiências escolares anteriores. Às crianças do Infantil II (2 anos), oferecemos dois dias de adaptação durante os quais um dos pais pode acompanhar seu filho ou sua filha. No 1º dia, o responsável pode permanecer no próprio espaço da Educação Infantil, acompanhando de perto a criança. No 2º dia, pedimos que o responsável permaneça na Escola, preferencialmente na recepção ou área de recreação. Se após estes dois dias ainda houver necessidade da presença do responsável, uma adaptação diferenciada será organizada individualmente com a Professora e a família. Para as demais turmas, a presença dos pais geralmente não se faz necessária. Entretanto, caso seja necessária, será organizada uma adaptação diferenciada com a Professora e a família.
2. ALGUMAS RECOMENDAÇÕES SOBRE A ADAPTAÇÃO |
Antes de vir para a Escola:
· Converse com seu filho ou sua filha sobre a nova escola, a professora e a fase de adaptação.
· Organize o lanche e a mochila com ele/ela.
· Caso seja necessário, escolha com seu filho ou sua filha um objeto que lhe dê a sensação de segurança – uma boneca, um bicho de pelúcia ou outro objeto do qual a criança goste especialmente. Limite-se a um único objeto e identifique-o com o nome da criança. Lembre-se que este objeto só será necessário durante o período de adaptação.
· O seu filho ou a sua filha vivenciará o momento da chegada à nova escola do seu jeito, um jeito único e pessoal. Portanto, evite comparações com outras crianças, e respeite o processo do seu filho ou da sua filha da forma mais tranquila que puder.
A chegada à sala de aula
· A Professora estará à espera dos seus alunos e irá recebê-los.
· Para assuntos que demandam uma conversa mais demorada com a Professora pode ser agendada uma reunião dentro dos horários disponíveis. A equipe de Coordenação da Educação Infantil também poderá recebê-los e repassará quaisquer informações sobre seu filho ou sua filha para a Professora.
· A sala de aula é o espaço dos alunos e das professoras, e a criança precisa entender esta situação. Por isto, pedimos aos pais que evitem entrar e permanecer na sala, mesmo que sejam solicitados pelos filhos.
O tempo de espera dos pais nos dias de adaptação
Os primeiros dias da criança na Educação Infantil são essenciais para a formação do vínculo de cada criança com a sua Professora. Por isso, pedimos que sejam observadas as seguintes recomendações:
· Caso a criança precise ir ao banheiro ou queira beber água, pedimos que os pais indiquem uma das professoras para ajudá-la e atendê-la.
Evitem colocar a criança no colo ou começar brincadeiras. Estimulem-na a brincar no pátio e a procurar a companhia de outras crianças.
Adaptação ao espaço físico e pequenos acidentes
Durante o período de adaptação, a criança também está conhecendo o espaço físico da escola. Podem ocorrer, principalmente no pátio, quedas e encontrões e, consequentemente, pequenos machucados. As professoras tomarão as providências necessárias para atender as crianças nestas situações.
3. HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA |
Manhã:
Entrada: 7h10min
Saída: 11h10min
Tarde:
Entrada: 13h10min
Saída: 17h10
a) Pedimos a colaboração dos responsáveis a fim de que os horários de entrada e saída sejam respeitados, pois formar o hábito da pontualidade é importante para a vida social do aluno e para a formação do cidadão.
b) Os responsáveis devem deixar o aluno no portão de entrada da escola, onde serão recebidos pelos monitores.
c) Após período de adaptação, os alunos devem ser incentivados a se dirigirem à sala de aula sozinhos.
c) Em caso de recados ou comunicado, os responsáveis devem fazê-lo através da agenda do aluno ou por outro meio escrito. Se houver necessidade de contato com os coordenadores, deve ser agendado junto à recepção da escola.
d) Também nos dias em que houver Aula Passeio ou Projetos, os horários de entrada e saída deverão ser respeitados rigorosamente.
4. ORDEM NO TRÂNSITO |
Contamos com a colaboração dos pais, estacionando os carros em local adequado no momento de chegada e saída das crianças. O bom andamento de nossas atividades, organização e segurança das crianças depende da participação e colaboração de TODOS! Não é permitido estacionar por longo período na porta da escola, pois trata-se de uma área apenas para embarque e desembarque das crianças.
5. CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO: SEGURANÇA |
Cada aluno regularmente matriculado terá o seu “Cartão de Identificação” para a retirada da criança na escola, sem o qual não poderá sair com pessoas não autorizadas. Assim sendo, vale ressaltar que seu uso é obrigatório.
Autorizações para saídas com terceiros, saídas antecipadas e mudança na forma habitual de saída e faltas:
· Caso ocorra uma mudança na forma habitual de saída da criança da Escola, pedimos que os pais comuniquem por bilhete escrito e datado à Professora de Classe. Caso a criança volte de van ou ônibus para casa, é importante avisar os responsáveis pelo transporte escolar.
· Por medida de segurança, não será autorizada a saída da criança através de telefonema.
· Em caso de emergência a comunicação deve ser feita através do e-mail até as 10h30 no turno da manhã e até as 16h30min no turno da tarde.
· Toda falta (doença ou viagem) deve ser comunicada por bilhete ou e-mail. Lembramos que assiduidade e pontualidade são importantes para a educação e o bom desenvolvimento da criança.
· A Escola deverá ser avisada por escrito em casos de um período de afastamento dos pais por motivos profissionais e/ou particulares. Pedimos, também, que nestes casos seja indicado o responsável sob cujos cuidados a criança ficará e/ou os meios para contato com os pais.
6. UNIFORME |
As crianças deverão usar diariamente o uniforme: Bermuda e camisa (padrão), meias e tênis (azul marinho ou preto). A colaboração dos pais é imprescindível. Não permitam que as crianças venham sem o uniforme, muito menos de chinelos ou sandálias. * Os uniformes estão à venda na ENTREFORMA (Fone: 3281-4776).
7. A HORA DO LANCHE |
A hora do lanche é um momento de alegria e de confraternização com os amigos. Além disso, é um momento oportuno para que a criança adquira hábitos alimentares saudáveis. Desta forma, sugerimos que os responsáveis cuidem da composição de um cardápio variado e nutritivo: uma porção de frutas, sanduíches de pão integral com queijo ou geléia, barras de cereais, iogurtes, ovos cozidos ou verduras cruas, bolos e biscoitos caseiros. A qualquer momento, a criança pode se servir de água filtrada.
As crianças podem trazer o lanche de casa ou comprá-lo na cantina. Utilizamos lanches saudáveis, sucos naturais e salgados assados. A cantina estará enviando cardápio na agenda do aluno.
ATENÇÃO: Favor não mandar chicletes, balas, chocolates, biscoitos recheados, batatinha frita e outros salgadinhos e refrigerantes.
8. HORA DE TOMAR ÁGUA |
É importante que a criança traga todo dia um copo de plástico ou garrafinha (squeeze) para poder tomar água dos bebedouros disponíveis na escola. O copo deve ter a identificação nominal e ficará sob a responsabilidade da própria criança, que deve guardá-lo ao final do dia para levá-lo de volta para casa. A Professora de Classe supervisionará esta rotina.
9. SUPERVISÃO DO BANHEIRO |
Todas as crianças são estimuladas a cuidarem da própria higiene: usar o vaso adequadamente, jogar o papel higiênico na lixeira e dar a descarga, lavar as mãos e jogar o papel toalha na lixeira, são hábitos que são acompanhados atentamente pelas professoras, especialmente no início do ano letivo. Aos poucos, espera-se que a criança desenvolva total autonomia em relação ao uso do banheiro, de modo que as professoras possam restringir-se à supervisão dessa atividade. Neste sentido, este estímulo deve necessariamente vir também de casa.
10. PERÍODO INTEGRAL (Turno ampliado) |
A vida moderna tem exigido maior participação dos pais na composição da renda familiar o que impulsiona a entrada da mulher para o mercado de trabalho. O fato dificulta o acompanhamento pelos responsáveis na vida escolar dos filhos. A Escola Kennedy oferece o turno ampliado (Período Integral), proporcionando o bem-estar físico, afetivo, social e intelectual das crianças e tranquilidade e segurança aos pais.
O Período Integral da Escola Kennedy atenderá alunos de 1 à 6 anos tendo como objetivos:
•Ampliar o tempo de permanência do educando na escola, propiciando momentos de lazer e convívio social;
•Acompanhar as tarefas de casa ou pesquisa, desenvolvendo o senso de responsabilidade e organização;
•Proporcionar momentos lúdicos diários, pois o brincar é fundamental para o desenvolvimento psicomotor, emocional, intelectual e social do educando;
•Desenvolver habilidades e potencialidades por meio de diferentes atividades extras.
Para maiores informações a respeito do turno ampliado, favor consultar a Secretaria da Escola.
11. DIA DO BRINQUEDO |
Toda sexta-feira é dia do brinquedo. As crianças podem trazer o seu brinquedo preferido para a escola. Lembramos que os brinquedos serão compartilhados e manuseados pelas outras crianças. Por isso, sugerimos que as crianças não tragam brinquedos cujas peças sejam muito pequenas, brinquedos frágeis ou brinquedos de um tamanho inapropriado para a criança carregar. Armas e espadas, video games portáteis, celulares e outros jogos eletrônicos não são permitidos.
12. ANIVERSÁRIO ENTRE AMIGOS |
Uma vez por mês, estaremos comemorando coletivamente os aniversariantes do mês. Para comemorar os aniversários, a escola decora a quadra com bexigas e todos participam cantando Parabéns à você! Após esse momento, os alunos se dirigem à sala de aula e compartilham o bolo com os colegas.
ATENÇÃO! Não há troca de presentes e nem envio de convites individuais – é uma “confraternização entre amigos”. Os pais dos aniversariantes podem enviar o bolo, (enviar também sucos, descartáveis).
13. AULAS PASSEIO |
Os passeios e as visitas são organizados de acordo com os projetos que estão sendo desenvolvidos no grupo. São partes integrantes do trabalho desenvolvido na Educação Infantil, sendo, pois, importante a participação de todas as crianças.
14. COMUNICAÇÃO ESCOLA - FAMÍLIA - ESCOLA |
A comunicação entre a Escola e as famílias se dá por três vias: através da pasta da criança (BIP- Boletim Informativo dos Pais), a agenda escolar e de mensagens eletrônicas (e-mail): kennedyplanejamento.cei@gmail.com
Pasta da Criança:
· A pasta será fornecida pela Escola e servirá como meio de comunicação direta da Direção/Coordenação com os pais.
· Na agenda da criança, os pais podem enviar bilhetes. A agenda é a forma de comunicação família-professora. No início do ano, para criar o hábito, as professoras perguntam na chegada à Escola se alguém trouxe um bilhete de casa. Espera-se que, aos poucos, a criança adquira esta autonomia e passe a lembrar sozinha dos recados. É importante também o estímulo de casa para que a criança lembre de entregar os bilhetes e avisar quando há algum recado da Escola.
· A pasta irá para casa quando houver recados e deverá voltar no dia seguinte para a Escola assinada pelos pais.
· Caso a criança perca a pasta, pedimos que a família providencie uma outra pasta da mesma cor.
Mensagens Eletrônicas:
· As comunicações institucionais são feitas através do e-mail dos responsáveis. Assim, é de extrema importância manter os dados dos e-mails atualizados junto à secretaria da Escola e verificar sempre se há e-mails da Escola.
· Caso ocorra algum problema no recebimento dos e-mails da Escola, por favor, entre em contato com a Secretaria.
15. ROUPAS E MOCHILAS |
Mochilas, casacos, roupas e recipientes de merenda devem ser identificados com o nome da criança. A Escola não se responsabiliza por pertences sem nome.
· Pedimos enviar diariamente uma muda de roupa completa na mochila. (Infantil I e II – 1 e 2 anos)
· Pedimos que a criança não venha com jóias (relógio, anel, colar, celulares) ou portando dinheiro.
· A mochila deverá ser de tamanho adequado à criança, grande o suficiente para acomodar uma pasta A4 e a necesserie com produtos de uso pessoal.
16 QUANDO AS CRIANÇAS ADOECEM |
Sinais de doença
Na escola, principalmente na educação Infantil, o ambiente é cheio de movimento e interação entre as crianças. Se a criança está doente, a sua casa é o melhor lugar para estar e recuperar.
Não é permitida a estadia de crianças doentes nos serviços da instituição, nomeadamente as que apresentem sintomas de doença durante o dia, os pais serão informados para vir buscar a criança o mais rapidamente possível.
Os pais não devem trazer crianças doentes porque a Escola Kennedy não está autorizada, por razões de segurança, a recebe-las, tendo de voltar para casa.
Doença infectocontagiosa
Sempre que alguma criança apresente sintomas de doença infectocontagiosa deve ficar em casa até se encontrar completamente restabelecida.
Nesse caso, a criança pode regressar à escola quando o período de contágio e convalescença for ultrapassado ou mediante a entrega de uma declaração médica que esclareça que a criança já pode frequentar a sala, não pondo em risco a saúde e bem estar das outras crianças.
Se os pais detectarem em casa, fora do horário escolar, sinais de doença infectocontagiosa, devem entrar em contato, de imediato, à direção da Escola, a fim de se tomarem as devidas precauções, relativamente às incidências que a doença possa ter junto das outras crianças
Medicamentos
Quando a criança tem de tomar medicamentos durante o dia, os pais devem alertar a educadora que recebe a criança, transmitindo as indicações necessárias. Deve-se ter o cuidado de registrar na embalagem e na agenda da criança, a hora a que deve ser tomado e a dosagem prescrita.
Na agenda escolar, deve ser registrada alguma informação pertinente sobre alguma alteração do estado de saúde da criança manifestada em casa (exemplo: se a criança teve febre, se vomitou, ou se teve alguma dor). O mesmo será feito pela educadora, se durante o dia se registrar alguma alteração no estado geral da criança.
São deveres dos pais:
I – comunicarem à Escola a ocorrência de moléstia contagiosa que possa colocar em risco a saúde e o bem estar da comunidade escolar.
II - A Escola Kennedy não receberá, em hipótese alguma, crianças doentes ou com temperatura acima de 37.5.
III - Todas as crianças, quando necessário, terão sua temperatura checada, no início e durante a permanência na escola.
IV - Em caso de suspeita de qualquer doença, os pais serão imediatamente informados para virem buscar a criança. Não serão ministrados antitérmicos ou similares, portanto pedimos que busquem a criança o mais rápido possível.
ATENÇÃO: Estas normas são inegociáveis e irredutíveis e elas visam proteger nossas crianças.