TEMA: PÁSCOA SOLIDÁRIA
PERÍODO: Março
EQUIPE GESTORA:
Direção Pedagógica – Sade Kisner
Coordenação Pedagógica Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais/Matutino – Néia Rodrigues
Coordenação Pedagógica Ensino Fundamental Anos Iniciais/Vespertino – Letícia Barbosa
JUSTIFICATIVA
Celebrar a Páscoa é uma tradição cultural e não poderia ficar de fora do ensinamento passado aos alunos nas escolas. Afinal, independente do credo, é importante trabalhar valores como partilha, doação, união e solidariedade para o desenvolvimento dos jovens e crianças. Para que os alunos tenham a oportunidade de receber uma formação humana, na qual o senso de sociedade, compaixão, humildade e solidariedade se fortaleçam é essencial ressaltar aspectos de datas como a Páscoa. No ambiente escolar, podem-se realizar atividades lúdicas para os pequenos, nas quais por meio das artes se explore a criatividade e a curiosidade sobre o tema, o que contribui para que aprendam aos poucos o simbolismo e significado da data. Além disso, existem outras atividades que engajam a escola como um todo, contribuem para o aprendizado, o aprofundamento sobre o tema e o desenvolvimento integrado. Outras atividades compreendem trabalhos históricos sobre o assunto, que instigam os alunos a obterem conhecimento e formarem, a partir de sua própria busca, opiniões que podem ser compartilhadas em sala e somadas umas às outras num bate papo em grupo. Esse tipo de atividade fortalece a crítica, o poder de argumentação e a desenvoltura na fala e comunicação, além é claro da convivência e o respeito.
A missão da nossa escola é servir pessoas, atendendo suas necessidades educacionais com qualidade.
Consideramos importante a organização de práticas de cooperação no processo da educação escolar, com o objetivo de contribuir para as mudanças e as transformações desejadas. Nesse sentido, desenvolvemos ações e práticas pedagógicas, através de atividades de cooperação e solidariedade, que é um dos valores mais importantes, que consiste em colaboração. Todas as pessoas necessitam de apoio num dado momento, por isso é importante que as crianças e adolescentes aprendam que a solidariedade é necessária para viver em um mundo melhor. Como já trabalhamos em nossa escola com o PROGRAMA LÍDER EM MIM, percebemos que todos os hábitos se encaixam no projeto.
1: SEJA PROATIVO: é o ato da escolha, entender que você está no comando dos seus pensamentos e de suas emoções.
2: COMECE COM O OBJETIVO EM MENTE: é o hábito da visão, de ter um plano. Ao desenvolver esse plano, o aluno precisa ter foco e comprometimento para conseguir concluí-lo.
3: FAÇA PRIMEIRO O MAIS IMPORTANTE: é o hábito da integridade e execução: “primeiro o trabalho, depois o lazer”. Desenvolver no estudante a integridade e a disciplina em um trabalho contínuo em que ele vai se tornando cada vez mais independente e maduro.
4: PENSE GANHA-GANHA: é o hábito do benefício mútuo: “todos podem vencer”. É um modelo mental de pensar com abundância e justiça. Não olhar só o meu lado, mas entender que quando todos ganham, a vida fica mais equilibrada. O estudante aprende a não pensar só nele, mas no todo.
5: PROCURE PRIMEIRO COMPREENDER, DEPOIS SER COMPREENDIDO: é o hábito da compreensão mútua: “ouça antes de falar”. Entender que as pessoas querem e precisam ser ouvidas com respeito e empatia. “A sua biografia não é a solução para os problemas dos outros, tenha a coragem e a consideração de saber ouvir”, destaca o assessor pedagógico.
6: CRIE SINERGIA: é o hábito da cooperação criativa: “junto é melhor”. É saber celebrar as diferenças. Como disse Stephen Covey, que elaborou os sete hábitos: “Se duas pessoas pensam a mesma coisa dentro de uma empresa, uma delas é desnecessária”. Ideias diferentes estimulam a criatividade e isso ocorre quando trabalhamos juntos, com pessoas com visões e opiniões diferentes.
7: AFINE O INSTRUMENTO: é o hábito da renovação: melhoria contínua. A ideia é que antes de tocar um instrumento, o músico precisa afiná-lo. Isso vale para cada pessoa: precisamos estar afinados em pelo menos quatro áreas: física, mental, espiritual e social (corpo, mente, espírito e coração) para que possamos viver bem.
Esperamos com esse projeto, fazer a diferença na vida de muitas pessoas. A Kennedy é conhecida por realizar ações de responsabilidade social, sendo assim, é muito importante para nós, inserir esta prática no dia a dia dos nossos alunos e colaboradores.
O Projeto Páscoa Solidária é uma ação social que tem por objetivo possibilitar ao aluno compreender a cidadania como participação social por meio da organização de campanhas. O objetivo maior da Páscoa Solidária é sensibilizar cada um sobre a importância de ajudar o outro e de trabalhar pela melhoria da vida das pessoas mais necessitadas.
Deve-se entender que a Páscoa não é simplesmente troca de ovo de chocolate, e sim uma oportunidade de renovação. Páscoa é solidariedade e esta é fundamental para uma convivência mais humana entre os seres da mesma espécie, é uma tarefa que requer muito dinamismo e compromisso por parte de todos os envolvidos nesse processo, família e escola.
PÚBLICO ALVO
O Projeto Páscoa Solidária está direcionado aos alunos, colaboradores e comunidade.
OBJETIVO GERAL
Propagar os valores, as boas ações, promovendo reflexões sobre o porquê de partilhar.
METODOLOGIA
1ª Etapa: Divulgar o projeto em todas as turmas do Fundamental Anos Finais, pois os alunos desse segmento farão a divulgação em outras salas e também através de postagens nas redes sociais da escola.
2ª Etapa: Enviar um comunicado as famílias, informando sobre o projeto. O comunicado será elaborado pelas coordenações.
3ª Etapa: ATIVIDADES EM FAMÍLIA – CARTÃO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE (CONTA BANCÁRIA EMOCIONAL). As coordenações ficarão responsáveis por elaborar um cartão, que será distribuído para os alunos levarem para casa, para que seja feita uma atividade em família. Cada família se responsabilizará por decorar o cartão e colar um chocolate.
COMO A MINHA FAMÍLIA COMEMORA A PÁSCOA: Será enviado para casa, uma atividade para que cada família ilustre ou escreva como é comemorada a Páscoa em Família. Posteriormente, será confeccionado um painel com todas as atividades. O mesmo ficará exposto na quadra.
4ª Etapa: Os participantes (alunos, colaboradores e comunidade) entregarão os kits de higiene pessoal arrecadados. O resultado desta ação solidária será destinado à ASSOCIAÇÃO GOTA DO ÓLEO E RECANTO DOS IDOSOS.
CARTÃO COM CHOCOLATE PARA OS KITS: serão feitos pela EQUIPE FAROL DE PAIS.
Os kits serão entregues pelos alunos do ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS, acompanhados por seus professores, no dia 27/03.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ESPECIFICAMENTE COM O ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
ü Mural de Páscoa: O QUE SIGNIFICA A PÁSCOA PARA SUA FAMÍLIA?
ü COMO SUA FAMÍLIA COMEMORA A PÁSCOA? (Para responder a essas perguntas, as crianças farão uma pesquisa de campo com sua família, pois a Páscoa é uma data comemorativa milenar, de cunho religioso, comemorada por milhões de pessoas no mundo e cada família têm suas tradições e seu jeito para comemorá-la). Montaremos um mural que ficará exposto na escola.
ü Contação de história – O COELHINHO QUE NÃO ERA DE PÁSCOA, de Ruth Rocha.
ü Culinária (biscoitinhos de amido de milho que serão a lembrancinha).