Informar e formar para a cidadania

 

O Ensino Fundamental Anos Iniciais contribue para o desenvolvimento das habilidades de ler, escrever, interpretar textos, resolver problemas e raciocinar logicamente. Auxilia na incorporação de conceitos e atitudes relacionados à ética e à cidadania.

 UMA PROPOSTA EDUCATIVA PLANEJADA PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS QUE VISA A:

 Comunicação competente...

Para construir formas pessoais de expressar ideias com domínio da linguagem oral, escrita, matemática, gráfica, plástica, corporal etc.

 Experiências significativas...

Para relacionar os conteúdos, e aplicar os conhecimentos nas situações do cotidiano.

 Desenvolvimento social...

Para perceber-se e posicionar-se como parte e agente transformador da sociedade.

 Integração de informações...

Para formular hipóteses, utilizando diferentes fontes de informação, criatividade e capacidade de análise. 

1.    HORÁRIOS 

MATUTINO:

Início: 7h10min              

Término: 11h30min

VESPERTINO:

Início: 13h10min   

Término: 17h30min

 

 

 a) Pedimos a colaboração dos responsáveis a fim de que os horários de entrada e saída sejam respeitados, pois formar o hábito da pontualidade é importante para a vida social do aluno e para a formação do cidadão.

b) O aluno que chegar à Escola a partir das 7h10 min, não poderá entrar para a 1.ª aula. Entretanto, poderá entrar para a 2.ª aula em até 3 (cinco) destes atrasos no mesmo trimestre.

c) Caso o aluno chegue para a 1.ª aula do dia, após as 7h10min, será encaminhado à Coordenação Pedagógica que anotará em sua ficha este atraso, juntamente com a justificativa apresentada, e lhe dará uma autorização para ser entregue ao professor no horário do início da 2.ª aula. A Coordenação entrará em contato telefônico com a família após o 2.º atraso.

d) Se o aluno se apresentar na escola após as 8h10 min, o seu ingresso na escola não será permitido. Casos especiais serão analisados pela Direção.

e) Na saída dos alunos nossos funcionários permanecem no portão por mais 10 (dez) minutos após o horário estabelecido. Assim, pedimos aos responsáveis ou a seus representantes legais que retirem o aluno no horário previsto, evitando eventuais problemas.

f) Os responsáveis devem deixar o aluno no portão de entrada da escola, onde serão recebidos pelos monitores.

g) Em se tratando de alunos da Educação Infantil e da Educação Fundamental de 1º ao 5º ano, em caso de recados ou comunicado, os responsáveis devem fazê-lo através da agenda do aluno ou por outro meio escrito. Aos demais alunos, tais contatos devem ser feitos pelos responsáveis diretamente na escola. Se houver necessidade de contato com os coordenadores, deve ser agendado junto à recepção da escola.

h) Também nos dias em que houver Aulas de Campo ou Projetos, os horários de entrada e saída deverão ser respeitados rigorosamente. 

2. ORDEM NO TRÂNSITO 

 Contamos com a colaboração dos pais, estacionando os carros em local adequado no momento de chegada e saída das crianças. O bom andamento de nossas atividades, organização e segurança das crianças depende da participação e colaboração de TODOS! 

3. SEGURANÇA

 a) Em caso de o estudante não poder ir para casa desacompanhado, deverá ser encaminhado à Coordenação um comunicado por escrito, contendo tal informação.

b) O estudante que necessitar se ausentar da escola antes do término do período deverá trazer uma autorização escrita com o horário em que deverá sair. Essa autorização deverá ser entregue à Coordenação assim que o aluno chegar, a fim de haver tempo hábil para a confirmação telefônica do pedido, quando for o caso.

c) Eventualmente, quando outra pessoa que não a responsável direta ou a autorizada vier retirar o aluno, a coordenação deverá ser informada pelo responsável. 

4. UNIFORME 

a) O uniforme é de uso obrigatório para todos os alunos.

b) O uniforme de Educação Física também é obrigatório; sem ele, o aluno não poderá fazer as atividades correspondentes à referida disciplina. 

5. PROIBIÇÕES 

 a) Fumar, ingerir bebida alcoólica ou fazer uso de qualquer outra substância de caráter tóxico no recinto escolar.

b) Uso de celulares dentro do recinto escolar sem a permissão do professor.

c) Uso de calculadoras em provas sem a permissão do professor.

d) Entrar em classe ou dela sair sem permissão do professor e do estabelecimento sem autorização da autoridade competente.  

e) Ocupar-se, durante a aula, de qualquer atividade que lhe seja alheia e ou fazer uso de equipamentos eletrônicos e outros que possam desviar a atenção do educando, prejudicando o processo de ensino-aprendizagem;

f) Trazer para escola material estranho às atividades escolares ou materiais que possam ferir moral ou fisicamente a si ou a terceiros;

g) Promover ou participar de movimento de hostilidade ou desprestígio à escola, a seus elementos e às autoridades constituídas, assim como de indisciplina coletiva;

h) Divulgar, por qualquer meio de publicidade, assuntos que envolvam a escola, os professores ou funcionários, sem autorização da Direção; 

6. DIREITOS DOS ALUNOS 

 a) Ser respeitado por seus educadores e colegas;

b) Ser tratado com urbanidade e justiça;

c) Ser considerado e valorizado em sua individualidade, sem comparação nem preferência;

d) Ser respeitado em suas ideias religiosas;

e) Ser considerado como personalidade em aperfeiçoamento, objeto de dedicação por parte dos educadores;

f) Receber instrução educativa e pedagógica tanto individual como em grupo;

g) Ser esclarecido em suas dificuldades no estudo;

h) Receber seus trabalhos e tarefas devidamente corrigidas e avaliadas;

i) Ser atendido pelo corpo docente e diretoria em suas reclamações e pedidos justos; 

7. FICHA DO ALUNO 

A Coordenação Pedagógica manterá um arquivo com uma FICHA DE ANOTAÇÕES de ocorrências para cada aluno. Nela constará dia, mês e horário em que o aluno chegou atrasado para a 1ª aula, com a anotação da justificativa apresentada. Constarão também, se for o caso, as penalidades aplicadas, acompanhadas das respectivas infrações. 

8. AUSÊNCIA DO ALUNO EM PROVAS 

a) Para gozar deste direito, o aluno que perdeu alguma prova deverá fazer um requerimento na Secretaria da Escola, solicitando a prova substitutiva em até  5 (cinco) dias úteis, contados a partir do dia da prova em que esteve ausente, pagando uma taxa estabelecida.

b) Em caso de ausência justificada (conforme análise da Coordenação), o requerente deverá anexar ao requerimento o documento que comprova a impossibilidade de presença na prova, o que o isentará de pagar a taxa em pauta.

c) Será atribuída nota zero ao aluno ausente à prova em período que se encontrar suspenso das atividades escolares e àquele que não requerer a prova substitutiva no tempo estabelecido neste item.

d) Dado o caráter complexo da composição do simulado e Prova Anglo, não é possível a aplicação deste instrumento em forma substitutiva. 

9. PENALIDADES PARA O ALUNO

a) Em situações que a Coordenação julgar necessário ou em caso de reincidência, o fato será comunicado à família.

b) A ocorrência será anotada em ficha do aluno, cuja penalidade será definida pela Direção ou Coordenação com base na gravidade do fato, podendo ser:

 · Admoestação verbal.

· Repreensão escrita.

· Suspensão das atividades escolares referentes ao dia da ocorrência.

· Suspensão das atividades escolares de 1 dia letivo.

· Suspensão das atividades escolares de 2 a 6 dias letivos.

· Transferência compulsória.

· Caso de reincidência é de agravação da pena.

c) A direção/coordenação não se obriga a aplicar as penalidades respeitando a hierarquia apresentada, pois considerará a gravidade de cada caso. 

10. RESPONSABILIDADE POR DANOS NA ESCOLA 

a) A integridade física do espaço escolar e dos equipamentos a ela pertencentes é de responsabilidade dos alunos, ficando os mesmos responsabilizados financeiramente pelos prejuízos advindos por atitudes inadequadas do discente.

b) Se a ocorrência situar-se no âmbito da sala de aula, a mesma será responsabilizada, a menos que o culpado se apresente ou seja apresentado, que, neste caso, arcará com as despesas pertinentes. 

11. REUNIÃO DE PAIS E MESTRES 

 O plantão será marcado  a cada final de bimestre para entrega de boletins e conversa com os pais e/ou mediante as necessidades dos pais para uma conversa com a Coordenação/Direção. 

12. SISTEMA DE ENSINO ANGLO 

O Sistema Anglo de Ensino é um conjunto estruturado e articulado de materiais didáticos, em que todos os autores escrevem a partir de um projeto comum. Assim, cada matéria tem a sua especificidade, mas todas possuem uma mesma linguagem pedagógica, mesmo nas diferentes disciplinas e na passagem de um ano letivo para o outro.

O material é elaborado visando a uma programação precisa e coesa, mas flexível às peculiaridades regionais e locais. A apresentação dos currículos em espiral é caracterizada pelo constante retorno dos conteúdos em níveis progressivamente mais complexos.

O sistema Anglo se diferencia por oferecer um amplo material didático – que vai da Educação Infantil ao Pré-Vestibular – assinado pelos mais conceituados autores da atualidade. A base é sustentada pelas cinco ações fundamentais da metodologia Anglo:

AULA BEM PROPOSTA

AULA BEM PREPARADA

AULA BEM DADA

AULA BEM ASSISTIDA

AULA BEM ESTUDADA

13. PORTAL ANGLO 

 Por meio da plataforma online nomeada Caderno Digital, o Portal Anglo oferece a versão digitalizada dos módulos, além de outros recursos para os alunos e pais. 

14. LÍDER EM MIM – EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL 

O Líder em Mim (The Leader in Me) é um modelo de transformação da escola que age sobre toda a escola. Ele opera como o sistema operacional de um computador: melhora o desempenho de todos os demais programas que a escola implemente. Baseado no livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes® (The 7 Habits of Highly Effective People®), O Líder em Mim produz transformações importantes na escola, como melhor desempenho acadêmico, menor incidência de problemas disciplinares, e um engajamento maior, tanto de professores como de pais, na vida escolar. Melhor ainda, O Líder em Mim leva os alunos a desenvolver autoconfiança e as habilidades de que necessitam para se saírem bem na sociedade e na economia do século XXI.

15. TECNOLOGIA E ROBÓTICA 

 A nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular) da educação básica, quando discorre sobre a ênfase que deve ser dada às tecnologias para o desenvolvimento das habilidades e competências previstas para a Educação Básica, direciona para que o educando seja protagonista na construção do seu conhecimento.

Na direção do que prevê a lei, a partir de 2020 A Escola Kennedy introduzirá em sua matriz curricular o Programa de Educação Tecnológica Jornada Z , do 3º ao 9º Ano, que abarcará o raciocínio lógico, aulas práticas de matemática e ciências, bem como a alfabetização tecnológica, possibilitando ao educando a condição de protagonista do seu aprendizado e desenvolvimento integral de suas habilidades e competências, possibilitando além da aprendizagem, uma preparação para o mercado de trabalho.

O Jornada Z terá material didático próprio (da ZOOM Education), com 02(duas) aulas semanais, sendo ministrado pela professora regente que passou por formação com a equipe Pedagógica da ZOOM, sendo um componente curricular obrigatório, respeitando todo o processo avaliativo. 

16. METODOLOGIA “AULA DADA, AULA ESTUDADA” 

A cultura de estudo diário deve se consolidar na comunidade escolar – de um lado, temos os professores que propõem as atividades e, do outro, os alunos que fazem as tarefas e aprendem mais com elas. Fechando a equação, temos as famílias esclarecidas sobre a proposta, que acompanham e valorizam o estudo de seus filhos. Quanto mais esta cultura for praticada, melhores serão os resultados  de aprendizagem para os alunos. 

17. HÁBITO E ROTINA DE ESTUDOS 

O estudo diário equilibrado e bem dosado tem um efeito colateral benéfico: além da aprendizagem dos assuntos estudados, gradativamente essa prática ensina o aluno a se organizar, a se acostumar a estudar diariamente, a escolher o melhor espaço e melhor horário, a organizar seu tempo de forma inteligente (estudar sem deixar de fazer as outras atividades pelas quais se interessa).

18. A IMPORTÂNCIA DA TAREFA DE CASA

 As tarefas retomam os assuntos, com variações que levam o aluno a pensar, a levantar hipóteses, a reciocinar para poder resolver o que lhe é proposto. Dessa forma, ele aprende o conceito em questão: como e quando pode ser aplicado, suas variações, de que forma facilita nosso entendimento do mundo, etc. Tudo de acordo com a complexidade possível para cada faixa etária.

Essas tarefas não podem, portanto, ser mero “o que é, o que é”: simples cópia ou reprodução do que se fez em aula. Isso seria reduzir o aprendizado à repetição mecânica, que aciona mais a memória que o raciocínio. E também não podem ser tão difíceis e diferentes do que o que foi proposto em aula, desestimulando os alunos a resolvê-las. Equilíbrio e regularidade são nossas receitas para a aprendizagem.

Às vezes, ao fazer a tarefa, o aluno descobre que ainda tem dúvidas e pode resolvê-las no dia seguinte, de forma que não atrapalhem seu desempenho ao longo do curso. Essa prática evita o famoso acúmulo e a famosa ansiedade de véspera de prova: quando deixa para estudar, de uma vez só próximo da avaliação, o aluno descobre tarde demais que tem dificuldades que não podem ser sanadas. E, em meio à grande quantidade de assuntos que se acumularam, sua aprendizagem fica comprometida.

Aula dada, aula estudada! Ensinamos o aluno a estudar (e a aprender) por meio das tarefas propostas. 

19. VERIFICAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR 

Para o aluno, a avaliação de aprendizagem deve ser o instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, de suas dificuldades e de suas possibilidades para reorganização de seu investimento na tarefa de aprender; daí a importância de que faça sua autoavaliação.

a) No Ensino  Fundamental  a avaliação de aproveitamento será feita em 4 (quatro) bimestres, além de estudos de recuperação.

b) No decorrer de cada bimestre serão elaborados pelo professor, dois ou mais instrumentos de avaliação. Pelo menos uma avaliação será em forma de prova escrita.

c) Os resultados de avaliação de aproveitamento bimestral serão expressos em nota na escala de 0,0 a 10,0 ( zero a dez).

d) A frequência às aulas será obrigatória, cabendo à secretaria, a responsabilidade pelo registro da frequência e das faltas.

e) A escola poderá desenvolver plano de compensação de ausência, desde que indicado pelo Conselho de Classe quando o aluno não atingir 75% de frequência em cada disciplina.

f) Será considerado promovido para a série subsequente, ou concluinte de curso, o aluno que cumprir a frequência mínima de 75% e obtiver a média final igual ou superior a 6,0 (seis), o que equivale à somatória de 24 (vinte e quatro) pontos acumulados ao longo dos quatro bimestres do ano letivo. 

20. COMPOSIÇÃO DA MÉDIA BIMESTRAL

Para a composição da média bimestral, serão consideradas as diferentes atividades aplicadas em sala ou fora dela, como provas, simulados, prova Anglo, seminários, pesquisas e outros que o docente e a coordenação julgarem pertinentes.

1.     Avaliação Parcial: Peso 10,0 - serão contemplados parte dos conteúdos estudados no bimestre.

2.     Avaliação Bimestral: Peso 10,0 - serão contemplados todos os conteúdos estudados no bimestre.

3.     Trabalhos: Peso 5,0 - Atividades complementares, seminários, trabalhos escritos e/ou digitados, produções, pesquisas.realizados no bimestre e suas respectivas notas.

 

4.     Avaliação Anglo: Peso 2,0 - Serão contemplados os conteúdos do módulo e será elaborada pelo Sistema Anglo, conforme calendário.

5.     Liderança: Peso 3,0 - Tarefas de casa (1,5), comportamento adequado e interesse nas aulas (1,5).

21. SISTEMA DE RECUPERAÇÃO

O aluno com aproveitamento insuficiente será submetido a Estudos de Recuperação no decorrer e/ou no final do ano letivo.

22. RECUPERAÇÃO FINAL 

A Recuperação Final, quando necessária, dar-se-á por meio de aula de recuperação e de uma prova de avaliação, definindo a Média Definitiva Anual (M.F.). Se a Média Final for superior ou igual a 5,0 (cinco) e a aprovação for de consenso do Conselho de Classe, o aluno estará aprovado. Caso contrário, o aluno estará reprovado na disciplina/série. 

23. ESCOLA DE PAIS

Entendemos que quanto melhor for a parceria entre a Escola Kennedy e as famílias, mais significativos serão os resultados na formação do aluno.  Vida familiar e vida escolar são simultâneas e complementares. Assim, cabe aos pais e à escola a preciosa tarefa de contribuir para  a formação de um cidadão pleno, participativo, atuante e consciente de seus deveres e direitos.Trata-se de um projeto que foi criado com o propósito de ampliar o conhecimento, relacionamento e a integração entre os pais, filhos e a escola. 

24. ANIVERSÁRIO ENTRE AMIGOS 

 Uma vez por mês,  estaremos comemorando coletivamente os aniversariantes do mês. Para comemorar os aniversários, faz-se um painel com bexigas e todos participam cantando Parabéns a você! Não há troca de presentes – é uma “confraternização entre amigos”. Os pais dos aniversariantes podem enviar o bolo (sucos e descartáveis). 

25. LANCHE ESCOLAR 

A hora do lanche é um momento de alegria e de confraternização com os amigos. Além disso, é um momento oportuno para que a criança adquira hábitos alimentares saudáveis. Desta forma, sugerimos que os responsáveis cuidem da composição de um cardápio variado e nutritivo: uma porção de frutas, sanduíches de pão integral com queijo ou geléia, barras de cereais, iogurtes, ovos cozidos ou verduras cruas, bolos e biscoitos caseiros. A qualquer momento, a criança pode se servir de água filtrada. 

As crianças podem trazer o lanche de casa ou comprá-lo na cantina. Utilizamos lanches saudáveis, sucos naturais e salgados assados. A cantina estará enviando cardápio na agenda do aluno.

 

ATENÇÃO: Favor não mandar chicletes, balas, chocolates, biscoitos recheados, batatinha frita e outros salgadinhos e refrigerantes. 

26. EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 

Equipe preparada para acompanhar, com interesse e atenção a vida escolar dos nossos alunos, objetivando os melhores resultados